Senhor dos cronogramas

13:05:00

(0) Comments


Entrevista com Hélder Cardin, por Fabiana França

O tempo tem sido cada vez mais um bem precioso que nos escapa por entre os dedos quando menos percebemos. Aqueles que passaram ou estão no SBPV sabem que viver de acordo com o relógio é uma tensão diária, afinal, tudo é controlado por apenas dois ponteiros infalíveis em seus julgamentos.
Para Hélder Cardin, coordenador do Projeto Marcos e do departamento de Educação Cristã do SBPV, superar esse conflito em meio às inúmeras tarefas é uma constante conquista. No entanto, ele tem encontrado formas e ferramentas para usar o tempo a seu favor.
A idéia não é propor um modelo a ser copiado. Segundo Hélder, cada um precisa conhecer seu ritmo e suas limitações. Ainda assim, a organização do tempo envolve princípios importantes.

Passo 1 – Defina seus papéis e atribuições
Você precisa avaliar quais são os seus papéis e o que isso traz de responsabilidades. Exemplo: pai, marido, líder de grupo, aluno, professor etc.

Passo 2 – Programe as atividades que seus papéis requerem
É necessário listar as tarefas fixas e preencher a semana com todas as suas obrigações. Exemplo: tempo com filhos e esposa, tempo com alunos, noites com a família, preparar e dar aula, reuniões etc.

Passo 3 – Programe outras atividades fixas elencadas à sua escolha
Existem prioridades que estão fora de qualquer papel, mas são importantes e devem ser programadas. Exemplo: devocional, exercício físico, cozinhar, tempo com familiares (sogros, pais), leituras por lazer, tempo de descanso etc.

Passo 4 – Visualize sua agenda semanal como um todo
Depois de preenchê-la com as programações obrigatórias, é necessário observar a quantidade de espaços livres. A idéia não é ocupá-los com mais atividades, mas ter ciência de que eles existem para conseguir tornar seu cronograma flexível a imprevistos ou mudanças planejadas. Por exemplo, uma gripe forte o deixará mais cansado, por isso, aproveitará alguns momentos livres para dormir. Ou talvez sua esposa queira fazer um programa pessoal e dependa de você para cuidar das crianças.

Passo 5 – Repasse sua agenda com Deus
Provérbios 16.1 diz que o homem faz planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor. Isso deve acontecer com sua agenda. Programe-se, mas ore para Deus ser o verdadeiro dono de seus horários e orientá-lo a ter as prioridades certas. Nunca continue a fazer uma tarefa se Deus o incomodar para fazer algo por ou para alguém. “Avaliar a urgência é essencial, mas quando vejo que Deus prefere mudar minha agenda por algum motivo, mudo meus planos. Além disso, procuro estar 100% em uma tarefa de cada vez e evito pensar na tarefa seguinte”, diz Hélder.

Passo 6 – Considere sua agenda ao fazer os planos futuros
É muito importante ter sua agenda em lugar visível e acessível para que não assuma compromissos que não poderá cumprir. Caso seja casado, seu cônjuge precisa fazer parte do processo de elaboração de seus horários para também se programar sem tantos conflitos familiares, bem como ajudá-lo a lembrar e/ou negar convites.

Além dessas etapas, Hélder nos dá alguns norteadores que têm colaborado para sua seleção de tarefas:
- Programar a rotina dos filhos em função da agenda dos pais. Exemplo: Lucas e Tiago dormem às 20h30 para que ele e sua esposa Juliana tenham mais tempo para outras atividades.
- Otimizar algumas de suas programações para atender a mais de uma necessidade. Exemplo: cozinhar com os alunos que discipula, ler na sala de espera de um consultório médico.
- Identificar e aprender a lidar com os ladrões do tempo, que podem variar muito de uma pessoa para outra. Exemplo: selecionar sites que realmente são úteis para seu trabalho e ministério, não ter orkut, ter cuidado com o msn.
- Colocar sua família como uma obrigação, não no sentido pejorativo, mas para que ela seja realmente uma prioridade no seu dia. As atividades com a família não podem ser desmarcadas a cada imprevisto. “Tenho de fazer certas coisas, mesmo que não tenha ninguém para me cobrar um relatório”, explica Hélder.
- Aprender a lidar com você mesmo. Conheça seus limites e expectativas para programar um cronograma real e viável.
- Não reclamar das responsabilidades assumidas, afinal, nós escolhemos o que fazer!

Considere essas dicas e seja um bom administrador do seu tempo, pois ele é um dos presentes de Deus para nós e precisa ser bem aproveitado!

Luciano

0 Responses to "Senhor dos cronogramas"

Postar um comentário