Discipulado - A BÍBLIA

18:54:00

(0) Comments


Capítulo 1

A BÍBLIA


I. INTRODUÇÃO


Alguém já chamou a Bíblia Sagrada de “a biblioteca divina” e não sem razão. Embora vejamos a Bíblia como um livro, ela é constituída de sessenta e seis livros distintos. Esses livros, começando do Gênesis até o Apocalipse, estão divididos em duas partes principais. A primeira parte é chamada de velho testamento e contém trinta e nove livros. A segunda parte é chamada de novo testamento e contém vinte e sete livros. Nas primeiras páginas da maioria das Bíblias, há um índice que mostra os nomes dos livros e o número das páginas em que cada um se inicia.


II. QUEM ESCREVEU A BÍBLIA?


Do ponto de vista humano a Bíblia é a história- a história divina e foi escrita por não menos que trinta e seis autores num período de aproximadamente mil e seiscentos anos. Mas, o mais relevante é saber que esses homens estavam sob o direto controle de Deus. Isso é que torna a Bíblia um livro inspirado por Deus. Deus os guiou ao escrever cada palavra. Isto é o que chamamos de inspiração. Os seguintes versos das Escrituras claramente mostram que a Bíblia é inspirada por Deus.
“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus, falaram inspirados pelo Espírito Santo.” 2 Pedro 1:21. “Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” 2 Timóteo 3: 16-17.


A Bíblia é a palavra de Deus embora alguns possam até dizer que ela contenha a palavra de Deus. Isso implicaria dizer que algumas partes são inspiradas e outras não. Quem poderia afirmar quais partes são inspiradas e quais não são? Depois de muitos anos de pesquisa e estudo, estamos convencidos que não há explicação humana para esse livro. Essa decisão não cabe às opiniões humanas mas como vemos no Salmo 119: 89, “Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu.”


Outro ponto importante a ser lembrado é que a Bíblia é a única revelação escrita dada por Deus ao homem. Na Bíblia, Deus nos adverte três vezes quanto a acrescentar ou remover algo da Escritura e a última vez está em Apocalipse 22:18-19.


III. QUAL É O ASSUNTO DA BÍBLIA?


Embora a Bíblia contenha sessenta e seis livros, ela tem um assunto central. Cristo é o grande assunto da Bíblia. O velho testamento possui muitas previsões ou profecias a respeito de Cristo. O novo testamento nos fala de sua vinda como salvador. Cristo está oculto no velho testamento e revelado no novo testamento. Também fala de sua morte, sepultamento e ascensão aos céus. Termina revelando os eventos futuros que acontecerão no planeta terra. Jesus Cristo reinará na terra por 1000 anos. Então, haverá um julgamento final chamado “O juízo do grande trono branco”. Finalmente, “um novo céu e uma nova terra” serão estabelecidos. A Bíblia nos apresenta no plano das eras, desde a criação até a nova criação. Apocalipse 21e 22.


IV. COMO ESTÁ DIVIDIDA A BÍBLIA?


A Bíblia é o registro desse mundo, desde seu princípio temporal (criação) até seu final no futuro. Gênesis nos conta como o mundo foi criado, a entrada do pecado, o dilúvio e o princípio da nação de Israel. De Êxodo a Ester temos a história de Israel até 400 anos antes do nascimento de Cristo. Os livros de Jó e Cantares de Salomão contêm lindas poesias e sabedoria. O resto do velho testamento, de Isaías a Malaquias, é profético; isto é, esses livros contêm mensagens do Deus de Israel com relação ao presente e ao seu destino futuro.


O novo testamento começa com os quatro evangelhos que apresentam a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. Os atos dos apóstolos, contam a história do cristianismo em sua infância. Revela o início da igreja e testemunhos pessoais de encontros com o evangelho de Jesus Cristo incluindo a conversão do grande apóstolo Paulo. De Romanos a Judas, temos cartas para as igrejas e indivíduos, grandes verdades da fé cristã e instruções práticas relativas à vida cristã. O apocalipse nos permite olhar um pouquinho no futuro, para eventos que acontecerão nos céus, na terra e no inferno.


V. CONCLUSÃO


Esse livro contém a mente de Deus, o estado do homem, o caminho da salvação, a condenação dos pecadores e a felicidade dos cristãos. Suas doutrinas são santas, seus preceitos consistentes, suas histórias verdadeiras e suas decisões imutáveis. Leia-a para ser sábio, creia nela para ser salvo e pratique-a para ser santo. Ela contém luz para dirigi-lo, alimento para supri-lo e conforto para animá-lo. Ela é o mapa do viajante, a bússola do piloto, a espada do soldado e a garantia do cristão. Aqui o paraíso é restaurado, os céus abertos e as portas do inferno expostas. Cristo é o grande assunto, nosso bem-estar projetado e seu propósito: a glória de Deus. Leia-a devagar, com freqüência e em oração. Ela é uma mina de riqueza, paraíso de glória e rios de satisfação. Recompensará as obras de cada um e condenará àqueles que lidam levianamente com as coisas sagradas. A Bíblia é o livro dos livros- a revelação de Deus aos homens.

Este estudo pertence ao site BBN.

Luciano

0 Responses to "Discipulado - A BÍBLIA"

Postar um comentário